terça-feira, 14 de abril de 2015

O Nascimento Natural do Ernesto

Quando a mulher entra em trabalho de parto, ela passa por diversas fases. Algumas acabam sendo esquecidas.  Através da imagem capturada, ela relembra este momento único...

A Priscilla tinha esta dúvida. "Será necessário?"
E através de alguns relatos, a decisão foi tomada, mesmo sem ter esta certeza.

Nos conhecemos quando ela estava na banheira com dilatação total. Um trabalho de parto intenso. Tinha a ajuda do seu marido Felipe e sua Doula Rachel para aliviar estas dores tão fortes. Levantou, caminhou, agachou e logo o seu primogênito estava coroando. Sentou na banqueta de cócoras e ali foi mãe.  Dr. David só amparou o Ernesto e entregou para o colo daquela que o pariu. Ficaram por vários minutos se curtindo.  A pediatra acompanhava, certificando que tudo estava bem. Após o cordão parar de pulsar, ele foi cortado. Ernesto seguiu junto ao olhar de seu pai para o berço aquecido, e ali a pediatra finalizou o atendimento. Logo após a pesagem, o pequeno foi para o seio. Um banho gostoso estava sendo preparado por Rachel, e ali adormeceu. Foram para o quarto e receberam mais um pouco do carinho daquela que tanto os ajudou.

Obrigada Priscilla e Felipe por me permitirem registrar um momento tão especial da vida de vocês.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Nascimento Humanizado de Sofia


Segunda-feira, seis de abril de 2015 recebo a mensagem da Gisele às 20:39hrs.

- Ana, tá fechado (momento que ela comunicou que eu seria a fotógrafa do nascimento da sua filha). Comecei a perder o tampão agora, neste instante!!

E agora?? O que eu faço?? Pensei eu. Estou em Lages e ela terá seu bebê em Brusque. Imediatamente entrei em contato com a fotógrafa backup, pois só poderia ir pra lá no dia seguinte.
E assim foi... na manhã do dia 07, segui viagem até Itapema. No meio do caminho, a doula Rachel manda mensagem dizendo que as contrações estavam ficando mais efetivas e próximas, mas que daria tempo de eu chegar...não precisaria eu correr! (Ah, tá... imagina se consigo ser tranquila neste momento!?! risos) Mas deu certo, cheguei e consegui descansar. O trabalho de parto da Gisele ainda não havia começado efetivamente. No dia seguinte, fui até Brusque, pois a indução começaria e eu queria acompanhar tudo... Porém, como já era do conhecimento de todos, uma indução é dolorida além do "normal" e a Gi já estava cansada devido as duas noites sem dormir e praticamente sem comer, pois o seu apetite era zero. Enfim... após muita conversa, e a pedidos dela a Gi foi para o centro cirúrgico e ali rapidamente foi realizada a cesárea. A emoção tomou conta da vovó Jacira no instante que viu sua netinha. Mamãe e bebê passaram bem. A pequena Sofia nasceu pesando 2.730g e 47cm. Uma bebê linda e de olhos parecidos com sua mamãe. Ainda na recuperação da nova mulher e agora mãe, a Sofia foi mamar. A tia (doula) Rachel deu todas as recomedações necessárias para que ambas ficassem bem.

Gisele e Jacira, muito obrigada por me confiarem este momento tão especial! Amei conhecer vocês e saber um pouquinho da história da Sofia!